Unesco inscreve sopa 'borsch' ucraniana em lista de patrimônio em perigo

...

Esta vitória culinária faz parte da ofensiva diplomática das autoridades ucranianas contra a Rússia, em resposta à invasão.
1 dia atrás
de: Jornal de Brasília

Continuar lendo...
Borsch, Culinária da Ucrânia, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Rússia, Ucranianos
Mais sobre isto
Ucrânia. Sopa "borscht" é nova frente no conflito com a Rússia
A Rússia reagiu com indignação à inclusão pela UNESCO da sopa 'borscht', típica da Ucrânia, na lista de património cultural imaterial em perigo, uma nova 'frente' no conflito bilateral.
de: RTP
Sopa ucraniana distinguida pela UNESCO: guerra compromete execução do prato típico
A UNESCO incluiu a sopa ucraniana borscht na lista de património cultural imaterial em perigo. Na base da decisão, está a guerra na Ucrânia e os obstáculos que esta impõe à continuação da tradição. A decisão foi elogiada por Kiev, mas a Rússia deixa ...
de: SIC Notícias
Unesco declara sopa patrimônio cultural da Ucrânia após disputa com a Rússia
A Unesco anunciou em um comunicado que colocou a borshch, uma sopa recheada de vegetais, em uma lista de patrimônio cultural que precisa de “salvaguarda urgente” devido ao risco que a invasão de Moscou representa para o status da sopa como um elemento do ...
de: CNN Brasil
Prato ucraniano entra na lista de “preservados com urgência” da UNESCO
Borscht, sopa à base de beterraba, é considerado patrimônio imaterial da Ucrânia, mas existe uma disputa com a Rússia pela sua nacionalidade.
de: VEJA.com
A guerra da sopa: UNESCO elege borscht ucraniano como património em perigo. “Nazismo”, acusa a Rússia
Caldo (mais) entornado. Ucrânia celebra a “vitória”, Rússia condena-a como “nazismo”. A cultura ucraniana do prato, reivindicado pela Rússia como seu e parte da tradição de muitos países vizinhos, entrou para a lista da UNESCO do Património Cultural.
de: PÚBLICO
Unesco declara sopa patrimônio cultural da Ucrânia após disputa com Rússia
KIEV/PARIS (Reuters) – A Ucrânia conquistou nesta sexta-feira vitória em uma antiga disputa culinária com a Rússia, depois que a agência cultural da Organização das Nações Unidas (ONU) colocou uma tradicional sopa de beterraba em sua lista de patrimônio ...
de: IstoÉ Dinheiro
Unesco coloca sopa ucraniana em lista de patrimônios em risco
O comitê extraordinário do patrimônio cultural da Unesco incluiu a "arte de cozinhar o borsch ucraniano", uma sopa típica do país, na lista de patrimônios imateriais da humanidade que necessitam de proteção urgente nesta sexta-feira (1º).
de: Terra
Ucrânia ganha "guerra pela 'borscht'". Sopa está "sob proteção" da UNESCO
Em abril, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou a Ucrânia de “xenofobia, nazismo e extremismo” por não “querer partilhar com ninguém a receita” da sopa popular no leste da Europa.
de: Notícias ao Minuto
Guerra chega à gastronomia. Sopa 'borscht' é nova 'frente' no conflito entre Ucrânia e Rússia
Feita de beterraba e carne, 'borscht' é uma sopa tradicional normalmente servida com pão simples ou de alho, amplamente consumida na Ucrânia, mas também na Rússia.
de: Luxemburger Wort - Contacto